Pão de Cebola com Mousse de Frango

11
O meu amor pelos pães vai muito além do comer; eu gosto de sovar e sentir a massa... é uma terapia ficar com as mãos cobertas de farinha. Além da satisfação ao ver a massa crescendo...sentir o aroma de pão assando, misturado ao perfume do café fresquinho se espalhando pela casa. 
 Enquanto sovo a massa, minha pequena (Yasmin) fica do lado; quando ela não está amassando uma porção da massa no cantinho da bancada, ela fica ali espiando e imaginado em voz alta fazer pães também quando crescer.
E seja para o dia a dia ou para um dia de festa, lá estão eles se exibindo na mesa.


Esses eu fiz em um sábado desses e enquanto o churrasco não saia, fomos papeando e beliscando, bom mesmo seria não ficar com a barriga cheia na hora do jantar, mas nem sempre isso é possível, as vezes somos traídos pelos pãezinhos. Bom dimais sô!
A receita do mousse salgado de frango com abacaxi eu já postei aqui.

Pão de Cebola

Ingredientes:
1 e 1/2 xícara (chá) de leite morno
60 g de fermento para pão (ou 2 sachês de fermento granulado/seco)
4 ovos
1/2 xícara (chá) de óleo
1 cebola média picada em quatro
1 caldo de galinha em pó
1 colher (chá) de sal
1 quilo aproximadamente de farinha de trigo

Modo de preparo:
Bata no liquidificador todos os ingredientes, exceto a farinha de trigo.
Coloque metade da farinha em uma bacia grande, faça uma cova e agregue a mistura batida, transfira para uma bancada enfarinhada e acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos até que a massa comece a soltar das mãos.
Sove bem a massa e deixe descansar 15 minutos tampado com pano de prato.
Modele porções individuais, coloque em um tabuleiro untado e enfarinhado.
Deixe os pães crescerem de 40 minutos a 1 hora aproximadamente ou até dobrar de volume. 
Pincele as gemas e leve para assar em forno médio até corar.

NOTA:
Lembre-se que em dias frios o tempo de crescimento será maior, o contrário ocorrerá em dias quentes, como moro em uma região bem quente, há dias em que os pães crescem em menos de 30 minutos.
A massa de todo pão deve ficar meio que pregando nas mãos, com um "Q'" de mole, o grande erro das pessoas é deixar a massa dura, lembre-se: quanto mais farinha de trigo mais pesado ficará seu pão e menos ele crescerá. 
Não é porquê a receita pede 1 quilo de farinha de trigo que você tem que colocar toda a farinha, vai depender do tamanho dos ovos utilizados entre outros fatores.
Para assar costumo deixar no forno médio por uns 20 minutos, então abaixo um pouco e deixo um pouco até corar, o tempo de preparo total dependerá de cada forno e potência utilizada.

"Faça o que for necessário para ser feliz. Mas não se esqueça que a felicidade é um sentimento simples, você pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber sua simplicidade." Martha Medeiros

Tenham um excelente fim de semana!

11 comentários:

  1. Van, eu amo de paixão pão de cebola!
    Gosto com café também... cheguei a imaginar o sabor daqui.
    E que lindo ficou o mousse, gostei!
    Um bejim e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amehlia, imagine besuntado com requeijão e café hehe. Bjos.

      Excluir
  2. Nossa amiga que delicia....e eu to tentando a dieta.
    Mas com tanta receita gostosa assim....kkkkk não resisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirian, é só nos fins de semana, assim pooooode rsrsrs. Bjos

      Excluir
  3. Oi minha linda.. nossa!!!
    Faz tempo que não venho aqui visitar sua cozinha..
    E agora chegando vejo essa maravilha..
    O pão ficou lindo... com carinha de fofinho e deve ter ficado tudo de bom..
    Esse mousse de frango está simplesmente convidativo.. aliás estou indo lá agora mesmo conferir..
    Gente.. que perdição..
    Amei a dica..

    Beijo minha linda.. e que seu domingo seja mais que especial ao lado da sua família linda..
    Beijokas na Yasmin..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila, que bom ter vc aqui, o mousse é o mais aclamado pelas cunhadas nas festas em família hehe. Faz e me conta.
      Bjos

      Excluir
  4. Vanessa,
    eu tbm amo fazer pães, tenho uma mfp mas prefiro sovar a massa com
    minhas mãos, além de ser uma terapia a gente queima algumas calorias, rsrs.
    Nunca fiz mousse de frango, fiquei tentada, levo a receita!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Nossa!!!
    Que receita muito boa, Vanessa!
    Salivei!
    Salvando...
    As imagens como sempre, lindíssimas. E a tua redação, impecável, com muita realidade, sentimento, que a gente sente o cheiro da comida, incrível!

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Aiii Passa a receita do Mousse de Frango !!! Por Favor ....as suas receitas são maravilhosas... Bjs Obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo carinho em forma de comentário!
Abraço mineiro.
Vanessa Oliveira